CARTA DE HOMENAGEM a Ho Iat Seng

 Na foto, Ho Iat Seng e Xi Jinping

CARTA DE HOMENAGEM
Exmo Sr. Ho Iat Seng
Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM)
17 de junho, 2020

A China, assumiu perante o mundo, a responsabilidade de proteger a vida dos seus cidadãos e da humanidade, ao custo de gigantescas perdas económicas e do esforço nacional do seu povo, sob orientação do governo do presidente XI e da Organização Mundial de Saúde

O caso da Região Administrativa Especial de Macau, pode considerar-se exemplar: Para proteger a saúde e a vida dos seus cidadãos, e bloquear a propagação do COVID 19, o Governo da Região Administrativa Especial de Macau, como em toda a China, não hesitou em reduzir a atividade económica, sabendo que tal decisão política significaria uma tremenda perda de rendimentos para as empresas públicas e privadas, e para a própria administração, mas salvaria milhares e milhares de vidas humanas.

A partir de janeiro, Macau começou por registar uma primeira vaga de 10 casos. Depois de 45 dias sem identificar novos contágios, o território detetou a partir de 15 de março mais 35, todos eles importados.

No primeiro trimestre de 2020, o seu PIB caiu para 48,7%. Mas todos os 45 casos diagnosticados foram importados e as autoridades indicaram não ter existido contágio na comunidade. Todos os pacientes recuperaram!

Senhor Hot Iat Seng, a ação do seu governo revelou o mais alto sentido de humanismo e devoção ao bem estar do seu povo, a par de uma notável firmeza e competência na tomada de decisões políticas em condições de crise, que deve ser apontada como um exemplo a todos os governos do mundo e saudado como uma vitória de uma nova ética global da Humanidade.

Em nome do Presidente da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China_CCDPCh 葡萄牙-中国合作发展放送 Sr. Y Ping Chow e em meu nome pessoal, como Secretário-Geral da CCDPCh, receba, por tanto, a nossa sincera e calorosa homenagem.

António dos Santos Queirós

Secretário Geral da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China _CCDPCh

Na foto, Ho Iat Seng e Xi Jinping